A GRUPO, empresa genuinamente gaúcha, coloca-se ao lado dos empreendedores para auxiliar na sua reestruturação através da suspensão de pagamentos com bancos e outros credores (medidas de recuperação) ou da negociação de dívidas fiscais com a União, Estado e Municípios.

Projetos em captação > OUVIRAVIDA - Educação musical

OUVIRAVIDA - Educação musical

Lei Federal de Incentivo, LIC E FUNCRIANÇA

O projeto OUVIRAVIDA, promove educação musical a 200 crianças e jovens de 6 a 18 anos residentes no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, que vivem em situação de vulnerabilidade social. O projeto tem foco no aprendizado musical e na autonomia criativa, fomentando a noção de pertencimento sociocultural e auxiliando na construção cidadã dos educandos.

O Projeto é coordenado pelo maestro Tiago Flores, oferecendo aulas gratuitas de canto, prática de conjuntos musicais, flauta doce e percussão. Novas modalidades instrumentais como: flauta transversal, violão, acordeon, trompete e teclado também foram implantadas desde 2019.

Semestralmente, as crianças realizaram concertos gratuitos e participam de diversas atividades culturais da cidade.

Ao longo do projeto, é notável a evolução dos alunos não só musicalmente, mas com desenvolvimento de noções sobre o coletivo, aumento da responsabilidade e comprometimento, e sentimento de pertencimento sociocultural.

Nesse momento de isolamento social, o projeto continua funcionando em versão online. O Centro São José, onde acontecem as aulas, está fechado, mas todas as nossas aulas de música estão acontecendo em ambiente online.

Por isso, optamos por enviar as aulas diretamente pelo WhatsApp, pois é a ferramenta mais utilizada na vila e com acesso gratuito. Então, mapeamos todos os contatos das famílias do Centro São José e Perpétuo Socorro, e construímos um grupo com mais de 120 famílias. Esse grupo tem sido super eficiente, pois além de organizarmos as aulas em um primeiro momento por ali, usamos para ajudar as duas instituições a passar recados para as famílias sobre entrega de cestas básicas e outras doações e também ajudamos algumas famílias com dificuldades de fazer o cadastro do auxílio emergencial ofertado pelo governo federal.

Nesse momento, estamos buscando novos recursos para que o projeto não precise parar, e ansiosos para voltarmos à normalidade das aulas presenciais.

Por isso, dividimos o projeto em cotas menores, que podem ser patrocinadas via ROUANET ou FUNCRIANÇA ou ainda pela LIC-RS, que nesse ano publicou várias mudanças que podem auxiliar pequenas e médias empresas a patrocinarem projetos culturais e sociais, muito importantes em nossa comunidade.

Convidamos a acompanhar as redes sociais do Projeto que mostramos semanalmente as atividades dos alunos.